terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Descubra a Dopamina.

Vamos aprender um pouquinho sobre a dopamina? Bem gente, eu andei lendo algumas fontes e tentei reunir aqui o que eu achei mais interessante pro entendimento desse neurotransmissor! ;)

Dopamina:

A DOPAMINA é sintetizada no cérebro através da ativação da enzima tirosina hidroxilase (TH) que converte o aminoácido tirosina em L-DOPA, que por sua vez é descarboxilado para formar a DOPAMINA. Assim, a taxa de síntese de DOPAMINA é modulada pela atividade da TH e pode ser atenuada pela ativação dos auto-receptores, ou seja, dos receptores localizados na célula pré-sináptica.

Bem gente, então, basicamente, é necessário a gente saber que esse neurotransmissor é derivado da tirosina.


 E um pouquinho da funcionalidade dele no nosso organismo é que é responsável pela produção das sensações de satisfação e prazer. Os neurônios dopaminérgicos podem ser divididos em três subgrupos com diferentes funções. O primeiro grupo regula os movimentos: uma deficiência de dopamina neste sistema provoca a doença de Parkinson, caracterizada por tremuras, inflexibilidade, e outras desordens motoras, e em fases avançadas pode verificar-se demência. O segundo grupo, o mesolímbico, funciona na regulação do comportamento emocional. O terceiro grupo, o mesocortical, projeta-se apenas para o córtex pré-frontal. Esta área do córtex está envolvida em várias funções cognitivas, memória, planejamento de comportamento e pensamento abstrato, assim como em aspectos emocionais, especialmente relacionados com o stress. Distúrbios nos dois últimos sistemas estão associados com a esquizofrenia.



Uma figurinha bem interessante pra gente analisar:




Boom pessoal! é isso, espero que dê pra aprender um pouquinho sobre a dopamina.

Bibliografia: http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso2.asp
                   http://www.mentalhelp.com/tireoide.htm
                 

beiijos gente, Dands! #D

2 comentários: