quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Bem vindos!




Olá! Nós somos um grupo de cinco alunos do primeiro período de medicina da UnB e estamos cursando a disciplina Bioquímica e Biofísica. Entre vários possíveis assuntos, escolhemos neurotransmissores para ser nossa linha principal de estudos nessa disciplina.

Neurotransmissores, sob um aspecto químico, são moléculas relativamente simples e pequenas, sintetizadas pelos neurônios e responsáveis pelo envio de informações a células–alvo, na forma de impulsos nervosos, inibindo-as ou excitando-as. Cada neurotransmissor tem um receptor específico, uma ação metabólica, determinada função e importância patológica.

O tema neurotransmissores despertou muito interesse no nosso grupo, visto que esses mediadores químicos estão presentes em várias situações do nosso dia-a-dia. Além do mais, compreendendo a bioquímica dos neurotransmissores, poderemos estabelecer suas relações com patologias, objetos de estudo de nossa futura profissão. Assim, por meio desse trabalho, poderemos compreender melhor os processos que ocorrem cotidianamente em nosso organismo, sejam eles sensações, aprendizagem e memória, pensamentos ou simples respostas motoras e emocionais.

Objetivamos também expor as consequências para o organismo do não funcionamento do processo de comunicação entre as células nervosas (sinapses), seja por um fator do próprio organismo ou pelo uso de substâncias psicoativas.

Esperamos compartilhar muito conhecimento sobre neurotransmissores e facilitar o entendimento deste tema.

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Vcs são liiindos!
    O blog tá o máxiimo! Parabéns!
    Tomara q vcs tirem 10 nessa disciplina!
    Um beeeijo! Continuem assim.. vcs têm um futuro brilhaante! =D

    ResponderExcluir
  2. O blog está muuuito bom!!!
    Façam um bom trabalho e boa sorte.

    beeeijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho, tentarei visualizar sempre o blog. ;)

    ResponderExcluir