terça-feira, 27 de outubro de 2009

A descoberta dos Neurotransmissores

Antes de começar todos os estudos sobre neurotrasmissores e seus aspectos, você não acharia interessante saber como eles foram descobertos?

O ano foi 1921 ( muito antes do que eu imaginava), o responsável pela descoberta foi o cientista austríaco Otto Loewi. Ele diz ter sonhado com o experimento que o fez provar a existencia dos neurotransmissores. Aqui vai a descrição do experimento:

Loewi usou dois corações de sapo, um deles ainda ligado ao nervo vago ( nº1) e o segundo não (nº2). Ele colocou cada um desses corações em um recipiente, sendo que estes recipientes eram ligados entre si. Estes recipientes continham uma solução salina que acabava por entrar em contato com ambos corações. Com os corações ainda em funcionamento, Loewi estimulou eletricamente o nervo vago do coração 1 e observou que houve diminuição no seu ritmo cardíaco ( sabemos que o nervo vago age nas células cardíacas reduzindo a frequência cardíaca). Após um tempo, Loewi percebeu que o segundo coração, mesmo sem o nervo vago e o estímulo elétrico, também teve sua frequência reduzida.

[Imagem retirada do site: http://faculty.washington.edu/chudler/chnt1.html]


A conclusão de Loewi foi que ao estimular as células nervosas do nervo vago, elas produziram substâncias químicas que foram liberadas no fluído e em contato com ambos corações, mandando um sinal químico para que reduzissem a frequência dos batimentos. Loewi deu o nome de "Vagusstoff" que poderia ser traduzido como "droga do vago". Atualmente após muito aprofundamento nas pesquisas sobre tais substâncias químicas, sabemos que se trata do neurotransmissor acetilcolina, do sistema nervoso autônomo.

Postado por: João Bosco ( John)

2 comentários:

  1. Otto Loewi complementa os estudos fantásticos de Santiago Ramon y Cajal que demonstrou que os neurônios não se tocam pois entre eles há um espaço chamado SINAPSE. Esta descoberta do Loewi juntando-se a genialidade de Cajal fundamentam a Neurociência para toda a sua evolução.

    ResponderExcluir
  2. adorei saber sobre quem descobriu os neurotransmissores

    ResponderExcluir