quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Neurotransmissores - Visão Geral

As células nervosas são de extrema importância para o funcionamento do metabolismo de um indivíduo. São responsáveis por processos de aprendizagem, respostas motoras e mudanças de humor, por exemplo. Para tanto, as células nervosas precisam estabelecer uma comunicação entre si e com o tecido alvo.

Isso se da por meio da transmissão de impulsos nervosos através dos neurônios. Para que essa conduçao ocorra, dois tipos de fenômeno devem acontecer: um elétrico e um químico. O evento químico se dá por meio de neutransmissores. Esses compostos são produzidos pelos neurônios e desse modo podem transmitir um comando a um determinado tecido alvo. Essa transmissão ocorre por um mecanismo conhecido como sinapse.

Sinapse pode ser definida como o ponto de contato entre dois neurônios. Todavia, esse contato nao é feito fisicamente. Um neurônio pré-sinaptico libera neurotransmissores que chegam a receptores no neurônio seguinte (pós-sinaptico), que desencadeia alterações em regiões da membrana, nas bombas de sódio e cloro por exemplo, gerando polarização ou despolarização da membrana. Esse é o evento elétrico da célula nervosa sendo gerado a partir da sinapse. O impulso elétrico segue pelo dendrito e corpo celular do neurônio até chegar na extremidade do dendrito e repetir o processo acima.

A extremidade de um axônio é rica em mitocôndrias e vesículas sinapticas. As vesículas têm o papel de armazenar e transportar o neurotransmissor até a membrana, afim de ser liberado na fenda sinaptica. A síntese desses mediadores, estimulada por impulsos elétricos ou quiíicos, deve ser realizada rapidamente, uma vez que a quantidade armazenada nas vesículas só é suficiente para pouquíssimo tempo. Essa produção é dependente de energia cedida pelo ATP. Logo, isso explica a presença de um grande número de mitocôndrias na extremidade do axônio.

Como exemplos básicos de neurotransmissores temos:

Dopamina: controla o sistema motor. Quando seus níveis estão baixos, o indivíduo não consegue se locomover, causando o Mal de Parkinson;
Acetilcolina: controla atividades que têm alguma relação com aprendizagem e memória. Baixos níveis de acetilcolina no córtex cerebral causam a Doença de Alzheimer;
Serotonina: controla o humor sendo que, quando sua produção é deficitária, o indivíduo entra em estado de depressão;
Endorfina: melhora a memória, diminui lesões nos vasos sanguíneos, alivia as dores e aumenta a resistência.

Nos próximos posts a bioquímica desses e outros neutransmissores será estudada mais a fundo, bem como as associações com distúrbios como depressão e outras doenças.

Fontes: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/neuroquimica.html
http://www.cerebromente.org.br/n12/fundamentos/neurotransmissores/neurotransmitters2_p.html

Postado por: João Pedro (Johnny)

Um comentário: