segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Sobre neurotransmissores e o envelhecimento
Gente, olha só que legal, eu achei um artigo do Dr. Armando Miguel Jr, que fala sobre a relação dos neurotransmissores com o envelhecimento..
Pra ler o texto todo é só clicar aqui, mas eu copiei as partes que eu julguei mais interessantes:
O que ocorre com os neurotransmissores com a idade?
* Com a idade os neurotransmissores (acetilcolina, dopamina, serotonina, noradrenalina e GABA) estão diminuídos de uma forma global e estão envolvidos em certas disfunções encontradas nos idosos, como a dificuldade de coordenação motora, distúrbios do sono e pequenos lapsos de memória.
Com a idade perdemos neurônios?
* Sim, estima-se que cerca de 50.000 a 100.000 neurônios desaparecem a cada dia. Entretanto, as perdas neuronais podem ser compensadas através da formação de novas sinapses e progressão dos axônios mesmo no cérebro envelhecido.
Como o cérebro combate a perda dos neurônios com a idade?
* As alterações decorrentes das perdas neuronais em determinadas áreas cerebrais podem interferir modificando os diversos fatores químicos relacionados à neurotransmissão. Porém, o chamado fenômeno de neuroplasticidade, que é a formação de novas sinapses evita que o cérebro perca a sua capacidade de guardar informações e desempenhar a função cognitiva.
Acho muito importante saber que os danos causados pela idade podem ser compensados se a mente for exercitada continuamente, o que ressalta a necessidade de atividades como a leitura durante tooda a vida.
Entãoo, se vc convive com alguém que está na melhoor idade, incentive essa pessoa a ler bastante, a fazer palvras cruzadas, jogar jogo da memória, essas coisas que não deixam o cérebro descansar e que fazem um bem enoorme pra mente.
Então é isso.. Beeijo! Até depois!
Postado por: Lari.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário