terça-feira, 3 de novembro de 2009

Introdução às Drogas

Pessoal, para a gente poder compreender melhor esse "mundo das drogas", acredito que seja de extrema importância sabermos alguns conceitos básicos para quando forem citados na descrição geral de algumas drogas, que o grupo acredita serem relevantes, a compreensão fique facilitada.


 

DROGA: É toda substância, natural ou sintética, que ao ser introduzida no nosso organismo provoca alguma alteração na ordem física ou psicológica, podendo conduzir a problemas que irão alterar, não apenas, o estado físico do indivíduo, mas também, o comportamento.

Medicamento: são aquelas substâncias elaboradas com uma ou mais drogas e que se destina a modificar algum estado patológico.

Entorpecentes: São aquelas substâncias capazes de provocar uma diminuição das atividades orgânicas, sob o ponto de vista farmacológico, produzem o estado de hipnose (sono) ou a analgesia ( combate à dor).

Psicoativas: agem principalmente no Sistema Nervoso Central, agindo sobre os neurônios.

Psicotrópicos: se a gente parar para analisar a própria palavra, poderemos compreender o significado.. "o que tem tropismo pela mente", ou seja, são as substâncias que têm ação direta sobre a mente da pessoas, atuando no Sistema Nervoso Central e no Autônomo, tendo o poder de causar dependência.

Overdose: é o estado em que o consumo de drogas foi além daquele suportado ou acostumado o organismo a receber. Esse excesso ocasiona uma série de processos fisiológicos que acarretam em uma dificuldade respiratória, tornando difícil a oxigenação do cérebro, aparecendo sintomas como vômito, náuseas, extremidades cianosadas ( arroxeadas), contrações musculares, convulsões, perda da consciência e até a morte, dependendo do socorro oferecido.

Tolerância: é uma necessidade de aumentar permanentemente a dosagem das substâncias ingeridas para que o organismo possa sentir a mesma sensação. Observação importante: existe a chamada tolerância cruzada que ocorre quando uma droga induz a atividade de uma categoria de enzimas que acabam atuando no metabolismo de uma outra droga. Como assim né? Vou citar aqui um exemplo: O álcool induz uma categoria de enzimas que age nos sistemas dos barbitúricos ( são substâncias depressoras do Sistema Nervoso Central, que são, geralmente, dependendo da dosagem, utilizadas como calmantes e sedativos), metabolizando-os, reduzindo assim, a eficácia terapêutica desses compostos.

Bases Fisiológicas

A gente sabe que o sistema nervoso atua como um sistema integrador de todo o nosso organismo. O sistema nervoso central comanda com grande capacidade os nossos impulsos, reações, informações, vontades, pensamentos, movimentos e até as emoções. Então, quando é atingido pelas drogas altera o nosso comportamento. Sendo assim, um usuário de drogas terá muitas vezes suas atitudes, ações e reações distorcidas porque o sistema nervoso central fica carregado de substâncias nocivas que modificam as mensagens que ele distribui ao corpo. Conseqüentemente, um usuário de drogas pode ter uma personalidade desequilibrada e apresentar um comportamento inconveniente ou até mesmo irresponsável. As drogas podem estimular a liberação de neurotransmissores ou dificultar, competir com essas substâncias, impedir a atuação nos sítios de ação ( receptores). Podemos citar a ação do álcool, que será melhor discutida em outras postagens, pois em doses baixas o álcool inibe o sistema GABA, conduzindo a uma excitação do sistema nervoso, provocando um estado de euforia ou agitação. Quando essas doses aumentam, o sistema GABA passa a ser ativado, levando a um quadro de depressão do sistema nervoso, que em alguns casos se torna tão grave que resulta em um coma alcoólico.

Observação: O GABA é o ácidogama aminobutírico que possui uma ampla distribuição no organismo, sendo responsável por ser um transmissor inibitório de 25 a 40% de todas as sinapses. Então já percebeu só essa nossa explicação o efeito do álcool hein?


 

A fonte dessa pesquisa é de um livro que eu estou lendo sobre drogas: "Drogas, causas, efeitos, prevenção" do Jamil Issy e do Luís Augusto Perillo.

Espero poder trazer aqui informações interessantes que eu puder recolher tanto desse livro, quanto de sites confiáveis da internet.

Obriigaada! E até breve. ;*

Postado por Dands! #D


 


 


 


 


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário