segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mais um pouquinho sobre o sooonooo!


Ahh, o velho e bom sono! Pois é, achei interessante a gente saber um pouquinho da influência dos neurotransmissores na regulação do nosso sono.

Qual a relação entre a anatomia do SNC e o sono?


A regulação do sono é regida pelo segmento mesencefálico-pontino do tronco cerebral, onde se situa a chamada formação reticular que é constituída de agregados de células de diferentes tipos e tamanhos, entre­meadas numa densa rede de fibras nervosas ascendentes, descendentes e horizontais. Na parte alta, ou mesencefálica, situa-se o núcleo gigantocelular, de função ativadora “vigiliogênica”; na parte baixa, ou pontina, situam-se o locus ceruleus e outros núcleos, de função depressora “hipnogênica”. Estes núcleos se relacionam entre si e com as demais porções do SNC, gerando os ciclos de sono e despertar. O sono, pois, não é só um processo passivo de “repouso”, mas sim basicamente um mecanismo ativo do qual participam estruturas de função específica.

Qual a relação entre neurotransmissores e o sono?


Em nosso organismo, todas as respostas interneuronais, sejam elas excitatórias ou inibitórias, são mediadas por substâncias denominadas neurotransmissores. Os neurotransmissores são liberados na sinapse nervosa, entre o axônio de um neurônio e os dendritos de outro(s), por ocasião da passagem de um estímulo elétrico interneuronal. Os neurotransmissores podem ter caráter excitatório (facilitando a despolarização ou “disparo” do neurônio seguinte) ou inibitório (dificultando esse “disparo”, mediante hiperpolarização ou “estabilização” do neurônio seguinte). Hoje, são conhecidos mais de 30 destes mediadores bioquímicos. Cada tipo de neurônio e cada região de nosso cérebro tem capacidade de produzir e possui afinidade para um ou mais neurotransmissores. No mesencéfalo, tem especial importância a acetilcolina (Ach). Já nas porções hipnogênicas pontinas, o principal neurotransmissor é o ácido gama-aminobutírico (GABA), embora se saiba que, na fase REM do sono, também participe significativamente a noradrenalina (NORA). O GABA é o mais abundante neurotransmissor do SNC, e representa o principal mecanismo de ação dos indutores do sono, como veremos adiante.

Agora fazendo um resuminhos dos principais neurotransmissores relacionados:

1-Serotonina

A serotonina é reguladora do SOL (sono de ondas lentas ou sono lento) e os núcleos dos neurônios que a contém essa substancia estão localizados numa região do cérebro que se chama rafe. Quando há uma lesão neurológica nessa área do cérebro a pessoa tem uma grande insônia. Entendendo como a serotonina funciona pode-se obter medicamentos que causam uma regressão da insônia.



2- Noradrenalina
A noradrenalina estimula o sono REM, mas há medicamentos que são supressores da noradrenalina que levam ao aumento da insônia. Porém o aumento de noradrenalina também leva à diminuição do sono REM por ação de fármacos quem inibem enzimas que degradam a Noradrenalina como a monoamina oxidase (MAO) que é um calmante.
Por isso algumas pessoas reclamam que tomam calmantes e esses causam insônia.



3-Acetilcolina
A acetilcolina tem papel modulador do sono REM.

Sabe-se que a acetilcolina é responsável por promover e prolongar a vigília, a acetilcolina é importante no aprendizado e memória durante a vigília e leva a uma diminuição da insônia.

Outros neurotransmissores com efeitos ainda pouco conhecidos
Glutamato: reduz o sono REM e libera acetilcolina. Ácido gama-aminobutiírico (GABA): é um neurotransmissor inibitório liberado em maior quantidade no sono REM.

Adenosina: age como a cafeína e diminue o sono.

Ahh, só pra vcs entenderem:  R.E.M. é, do inglês, movimento rápido com os olhos (rapid eye movement). Durante o sono, existe uma etapa onde o reflexo do sub-consciente gera movimentos rápidos com os olhos.

Durante este estágio do sono, a atividade cerebral é igual à quando se está acordado. Por isso, também é chamado sono paradoxal (paradoxo porquê o cérebro está como se estivéssemos acordados, mas estamos dormindo).

bibliografia:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Sono#Dicas_de_como_dormir_melhor
http://www.psiquiatriageral.com.br/sono/insonia.htm
http://www.fmrp.usp.br/revista/2006/vol39n2/1_o_sono_normal1.pdf

E é isso pessoal! Beiiijos!
Dands #D

Nenhum comentário:

Postar um comentário