quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Sistemas e vias de resposta

Here I go again.!

Na nossa apresentação dos painéis alguns termos ou conceitos ficaram ainda obscuros devido a escassez do tempo. Venho aqui esclarecer alguns deles para que os temas que nós tratamos sejam perfeitamente entendidos.

Sistema Límbico

O sistema límbico é um conjunto de estruturas cerebrais que compreende, por exemplo, as amígdalas (não, não são as tonsilas palatinas) e o hipocampo. Esse sistema é influenciado de forma majoritária pela dopamina. Sendo assim, tem como função principal o papel de regular processos emocionais, o que implica em regulação do sistema nervoso autônomo e processo motivacionais que se relacionam com a sobrevivência do indivíduo, como fome, sede e sexo.



Via mesolímbica

A via mesolímbica é uma das quatro maiores (de oito) vias dopaminérgicas. Essa via conecta a área tegmental ventral (VTA) ao cortex pré-fronta e ao sistema límbico através das amigdalas, do hipocampo e do nucleus accumbens. Sabe-se que essa via é responsável por modular respostas comportamentais e o sistema de recompensa. A ação da dopamina gera euforia, estimulando a busca por experiências semelhantes. Um aumento nos níveis de dopamina nessa via se associa às bases fisiopatogênicas da esquizofrenia.



Via mesocortical

Analogamente à via mesolímbica, a mesocortical é uma das maiores vias dopaminérgicas e liga o VTA aos lobos frontais do cortex cerebral. Está relacionada ao desenvolvimento normal das funções cognitivas, memória de trabalho, atenção, recompensa e aprendizagem. Também está presente na fisiopatogênese da esquizofrenia, porém devido à diminuição de dopamina nessa via cerebral.
Postado por João Pedro (Johnny B. Goode)

Nenhum comentário:

Postar um comentário