domingo, 29 de novembro de 2009

Olha a Coca.!

Em tempos de greve rola um tempinho a mais pra poder postar no blog.! Então vamos lá tentar entender o que se passa na cabeça, literalmente, de quem se aventura a usar cocaína.

A cocaína é uma droga psicotrópica, uma vez que age no Sistema Nervoso Central (SNC), e estimulante, aumentando a atividade do SNC e levando a ausência de sono. É extraída da planta Erythroxylon coca, natural dos andes.


Essa droga potencializa os efeitos de alguns neurotransmissores como a dopamina e a noradrenalina. Um implicação do uso dessa droga, o emagrecimento extremo, pode ser compreendido a partir do aumento de noradrenalina circulante. Isso porque esse neurotransmissor é o responsável pela lipogênese.

Ao entrar no sistema de recompensa do cérebro, ela inibe os sítios receptores de dopamina, mas não altera a atividade de produção. Sendo assim, a dopamina se acumula enquanto a cocaína continuar bloqueando os receptores. Com o tempo, o cérebro passa acostuma-se a produzir menos dopamina, já que sempre conta com a cocaína. Se o admissão for interrompida, o usuário terá sensações diametralmente opostas - depressão e humor alterado em relação àquelas que tinha quando se drogava.

Quando o consumo é combinado com a ingestão de alcool (alô Tim Maia.!), ocorre a formação de um composto ainda mais tóxico: o cocaetileno.



Postado por: João Pedro Batista.

Um comentário:

  1. duro imaginar que a Hingis tenha usado cocaína, uma pena se for mesmo verdade..... ela que tinha retornado depois de tanto tempo, era uma grande tenista antes de ter parado pela 1ª vez, em 1998 chegou em todas as finais de Grand Slam e só perdeu Roland Garros....... depois ela foi decaindo......

    ResponderExcluir